Grupos de Trabalho


O Evento contará com 08 Grupos de Trabalhos, para os quais poderão ser enviados trabalhos:


VER NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHO

GT 01 - Gênero, Raça, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável no Rural
As transformações ocorridas na agricultura familiar e as políticas públicas voltadas ao gênero no rural criam uma série de desdobramentos nessas relações sociais, que podem ser vislumbradas nas condições de trabalho. Este grupo de trabalho pretende analisar como as condições socioeconômicas e ambientais da agricultura familiar, diante da nova configuração do território rural, influem na precarização do trabalho e da saúde na perspectiva das relações sociais de gênero.

GT 02 –Interligações Rural-Urbano.
As ligações e as interações entre o rural-urbano têm se tornado uma componente importante para o sistema de produção e de subsistência em muitas áreas – formando não somente uma ponte sobre uma divisão como também, uma complexa teia de conexões em uma paisagem que não é nem urbana, nem rural, mas tem ambas as características, especialmente nas áreas que circundam os pequenos e médios centros urbanos ou ao longo das estradas que levam a estes centros. O GT busca examinar o processo de conversão do acesso e uso da terra rural-urbana, destacando como a população e o poder local vem negociando a regulamentação dos recursos naturais, tais como terra, água, floresta, visando à redução da pobreza.

GT 03 - Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Rural
A revitalização do meio rural e das suas relações de trabalho demanda o desenho de políticas públicas que incentivem a ação coletiva e a inovação institucional. O presente GT pretende analisar as políticas públicas estabelecidas nas diferentes escalas de poder que tenham como objetivo a promoção do desenvolvimento rural e a valorização das pessoas trabalhadoras, bem como verificar o grau de inserção e capacidade de influência dos movimentos sociais na elaboração de tais políticas.

GT 04 - Vulnerabilidade, Risco e Desastres Socioambientais no Rural
O risco atrela-se a probabilidade de ocorrência de um dano a um grupo determinado, enquanto a vulnerabilidade verifica a suscetibilidade deste ao dano. A situação de risco e vulnerabilidade das populações reflete a distribuição desigual do espaço, das oportunidades e do acesso aos recursos naturais devido a problemas estruturais herdados pela respectiva região nas dimensões econômica, social, ambiental, política e cultural. O Grupo de Trabalho pretende analisar os riscos, as vulnerabilidades e as ações destinadas a detectar, enfrentar ou remedia-los no território rural.

GT 05 - Conflitos Socioambientais no Rural
A discussão sobre conflitos socioambientais é uma questão chave para a compreensão das contradições existentes no atual modelo de desenvolvimento global ancorado predominantemente no modo de produção capitalista. O Grupo de Trabalho pretende analisar os conflitos socioambientais decorrentes da produção social do espaço e do uso e apropriação da natureza, para dessa forma compreender as dimensões e contradições, da conversão do uso da terra e suas implicações na dinâmica do espaço rural-urbano.

GT 06 - Segurança Alimentar, Agricultura Familiar e Pluratividade no Território
A segurança alimentar está no centro de questões fundamentais que hoje estão postas em nível mundial. Entre as inúmeras questões, podemos destacar o enfrentamento as lógicas econômicas promotoras de desigualdades sociais, étnico-raciais, espaciais, regionais e tecnológicas que impedem o acesso à terra, a conservação, manejo e uso sustentável da agrobiodiversidade, a garantia do acesso à água de qualidade para consumo e produção e dos alimentos, a promoção da autonomia, o respeito às culturas alimentares, a história alimentar e a valorização da biodiversidade de cada território. Neste sentido, a pluriatividade emerge como uma alternativa de complementação de renda das comunidades rurais, de forma a viabilizar a manutenção das famílias. Este GT busca verificar e analisar as políticas territoriais voltadas à promoção da segurança alimentar e da pluriatividade, bem como, a dinâmica e conflitos na sua construção e implementação.


GT 07 - Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural
As atividades humanas dependem e impactam os recursos naturais. A idéia de finitude desses recursos e de limitação de sua capacidade em assimilar impactos obriga que se repense a forma de desenvolvimento rural. A revolução verde e sua capacidade de transformação produtiva e tecnológica geraram uma série de impactos ambientais sobre o solo, água, clima e biodiversidade que ameaçam não só a qualidade de vida das populações rurais, mas também a sociedade em geral. Diversas respostas surgem para enfrentar esses dilemas, entre elas o conceito de valorização ambiental e pagamento por serviços ambientais, a busca por produtos da agricultura orgânica, a criação de bancos genéticos de espécies, novas fontes de energia, o retorno as chamadas boas práticas agrícolas, a organização das comunidades tradicionais para a proteção de seu entorno, entre outras. Dito isso, o propósito deste GT é justamente analisar as distintas interações estabelecidas entre os recursos naturais e o desenvolvimento rural.

GT 08 - Educação Ambiental, Ética e Identidade Cultural no Mundo Rural

A educação para o desenvolvimento sustentável exige novas orientações, conteúdos e práticas pedagógicas onde se plasmem as relações de produção de conhecimentos e os processos de articulação, transmissão e disseminação do saberes na valorização das diversas identidades culturais. A educação ambiental adquire um sentido estratégico na condução do processo de transição para a formação dos novos atores sociais na transição para uma sociedade sustentável. O presente GT tem como objetivo a discussão de projetos que busquem alcançar uma racionalidade orientada pelo respeito aos valores e saberes do homem do campo, orientados por uma nova postura ética que vise a equidade social e a identidade cultural.